Das minhas experiências vividas no ambiente radiológico, ao longo desses 25 anos, a história do médico radiologista José Alves da Luz me fascinou, embora a conhecesse apenas em uma pequena parte.

Nascido em Picos, Piauí, pobre, analfabeto até os 18 anos, contraiu tuberculose, alfabetizou-se, estudou medicina, superou toda sorte de dificuldades até chegar a Ourinhos, onde foi presidente da Regional da APM, construiu a Casa do Médico, e onde, até hoje, mantém um grande serviço de imagem.


Simples, não?

Num resumo tão singelo, já parece muito. Mas, se contada em detalhes, é uma história fascinante.

Pessoalmente acompanhei sua trajetória desde 1978, já no Estado de São Paulo, mas nunca tive, e poucos têm, a exata dimensão do longo e difícil caminho percorrido por ele, nessa epopéia que deu origem ao livro.

O "Zé da Luz e suas histórias" veio para documentar e desvendar essa saga.

Se Canudos não tivesse acontecido na Bahia, poderia afirmar, sem titubear, que Euclides da Cunha se baseou na história do Zé da Luz para afirmar que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte".

Sua inesgotável força, sua simplicidade cativante e sua humildade fazem dessa obra uma leitura obrigatória para os que só fazem reclamar, porque aprenderão na pele o que significa a palavra adversidade; para os omissos, para que aprendam que é preciso investir para conseguir resultados, e para os que desanimam a qualquer insucesso, para que aprendam que, sem luta, nada se consegue.

O que surpreende no "Zé da Luz e suas histórias" é, também, a qualidade do texto, livre e descontraído, garantia de uma leitura agradável, e muitas vezes emocionante; é a riqueza de detalhes, com uma precisão incrível nas informações, nomes, datas e locais. Por trás da simplicidade, do lado arguto do matuto, o homem do sertão moldado na dificuldade.

O livro não é apenas mais uma autobiografia de alguém que não quer morrer anônimo. "Zé da Luz e suas histórias" é um livro de exemplos, de conceitos e valores.

Um livro fundamental.

Luiz Carlos de Almeida
Diretor do jornal interação Diagnóstica.