O que é?

A mamografia é um método preventivo. Consiste no exame das mamas com baixa dose de raios x. Além de prevenir o câncer de mama, é usado como método diagnóstico. Seus principais benefícios estão relacionados à grande possibilidade de descoberta precoce e tratamento do câncer mamário.
Um exame anual de mamografia é recomendado para todas as mulheres com mais de 40 anos. A mamografia digital no Instituto de Radiologia Dr. José da Luz é um exame bastante seguro, realizado com tecnologia digital, conduzido e interpretado por radiologistas especialmente treinados para identificar áreas de densidades anormais.


Tipos de Mamografia:

Screening


A mamografia realizada periodicamente é conhecida em alguns países como "screening". Neste caso, o exame das mamas é realizado com baixíssima dose de raios x em mulheres que ainda não apresentam sintomas de câncer nem desconforto.

Mamografia Diagnóstica

É o exame realizado quando já existe suspeita da existência de anomalia, geralmente massas e\ou microcalcificações. O procedimento pode demonstrar se a anomalia tem probabilidade de ser não cancerosa ou tem características malignidade.


Preparo e Orientações


• Durante a exposição aos raios x, o paciente deverá permanecer totalmente parado, inclusive prendendo a respiração para evitar a possibilidade de distorcer a imagem.
• A compressão da mama pode causar algum desconforto, mas dura pouco, não causando dor significativa.

 
 
Instituto de Radiologia e Ultrassom - Dr. José da Luz  
Fone: (14) 3322-5413 | Fax (14) 3322-2798  
R. Senador Salgado Filho 144/150 | Ourinhos - SP