O que é?

O exame de raios x é morfofuncional. Determina o tipo de fratura e/ou dano em tecidos moles e articulações, demonstrando a posição e a relação entre os fragmentos. Consiste no registro fotográfico de órgãos, tecidos, vasos sanguíneos, etc. por meio da produção de uma imagem "em negativo".
Atualmente, muitos exames são realizados por meio da captação digital de imagens através de um detector plano. No Instituto de Radiologia e Ultrassom Dr. José Alves da Luz todos os exames são digitalizados. Apresentam resultados rápidos e eficientes, auxiliando na adoção do melhor tratamento.

Tipos de Raio x:

Raio x Digital Simples


Por dispensarem preparo prévio e uso de contrastes, os exames de raio x simples são utilizados como primeira investigação de órgãos e estruturas de menor densidade.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

   
Raio x Digital Contrastado

O raio x contrastado é indicado quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não podem ser visualizados pela técnica radiográfica simples. Eles se tornam visíveis pela ingestão ou injeção de contraste, substância opaca à radiação que acentua as imagens das estruturas visualizadas.

Preparo e orientações


• Deve-se evitar exames de raio x em mulheres grávidas, principalmente durante o primeiro trimestre de gravidez.

• Pacientes com antecedentes de reação alérgica ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, também devem informar ao médico.
 
 
Instituto de Radiologia e Ultrassom - Dr. José da Luz  
Fone: (14) 3322-5413 | Fax (14) 3322-2798  
R. Senador Salgado Filho 144/150 | Ourinhos - SP