O que é?

O exame de ultrassom é usado para reproduzir imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. Assim, a anatomia dos órgãos pode ser visualizada em imagens seccionais ou tridimensionais, que podem ser adquiridas em qualquer orientação espacial. O exame é feito para fins de diagnóstico, de acompanhamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos especializados.

Tipos de Ultrassom

3D\4D

O método 3D transforma as imagens convencionais (2D) em imagens tridimensionais. Essas imagens obtêm uma qualidade praticamente fotográfica, fazendo com que haja mais segurança na realização do diagnóstico.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


O método 4D (quatro dimensões) consiste em apresentar a imagem 3D em movimento. Se as condições para a obtenção da imagem 3D estiverem favoráveis, é possível, por meio desta técnica, observar, por exemplo, a movimentação de um feto.


Doppler

O Doppler é utilizado para reproduzir imagens dinâmicas observadas em tempo real, como a do fluxo sanguíneo. As regiões analisadas pelo do Doppler são geralmente as carótidas, a aorta, os membros inferiores e os órgãos intra-abdominais.

Preparo e Orientações


Cada tipo de exame ultrassom requer um preparo específico.

 
 
Instituto de Radiologia e Ultrassom - Dr. José da Luz  
Fone: (14) 3322-5413 | Fax (14) 3322-2798  
R. Senador Salgado Filho 144/150 | Ourinhos - SP